top of page
Buscar

Você não é aquilo que você imagina que as pessoas pensam sobre você, são só pensamentos.

  • psicologaeliane4
  • 23 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

A percepção que você tem das pessoas a seu respeito pode lhe trazer pesamentos disfuncionas sobre quem realmente é.

mulher jovem na rua

Muitas vezes estamos paralisados diante daquilo que falam a nosso respeito. Isso faz com que evitemos várias situações que temos desejo de vivenciar, mas que não conseguimos, por conta do medo do que podem pensar a nosso respeito. São oportunidades de trabalho, de abrir um negócio, de escolher o curso que quer fazer, são tantas as situações paralisadas em decorrência disso.


Esses pensamentos são disfuncionais, pois não lhe trazem benefícios que movimente sua vida da forma que faça sentido para você. Pois sempre quando quer fazer algo, o pensamento que lhe vem é” o que vão pensar se eu fizer”, “será que vão aprovar minha decisão ou minha escolha”, “e se eu não conseguir? E por pensar assim, você tem o comportamento de desistir, pois ao pensar no pior desfecho do que pode acontecer se sente incapaz, frustrada. E muitas vezes isso se dá pelas experencias vivenciadas. Mas acredite, isso não é real.


Sempre costumo dizer que esses pensamentos não acontecem do nada, eles foram reforçados ao longo do seu desenvolvimento e podem ter origem lá na infância. Quando criança, os pais passaram a reforçar mais os erros do que os acertos, te desestimularam a fazer o que era importante você fazer, fazendo no seu lugar, como forma de proteção para te livrar da frustração, e outros comportamentos mais. E isso passou a ser para você uma forma de se conhecer, se concentrando somente na percepção do outro a teu respeito, fazendo com que você se compare com alguém, avaliando o melhor do outro com o seu pior, te trazendo medo.


Por isso a importância de começar a desenvolver seu autoconhecimento, de conhecer as suas habilidades, os pontos fortes que mais destacam em você, para que assim você construa uma percepção mais efetiva e funcional a seu respeito, e que isso lhe traga coragem para fazer o que tem desejo como objetivo de vida, tendo mais controle emocional e posição firme quando alguém te desencorajar. Por isso, pergunte a si quais são as qualidades que destacam em você e como elas podem ajudar a conquistar aquilo que deseja. Quanto mais reforça a sua percepção sobre si, menos você fica apegado a percepção do outro.


Mas entendo que não é fácil fazer isso, não é mesmo? Pois são anos de vida repetindo esses mesmos pensamentos, tendo esse sentimento de medo do que as pessoas podem imaginar a seu respeito, reforçando ainda mais a crença de que não é capaz, por isso será um exercício diário para você.


Exercício diário esse que pode lhe gerar um desconforto no início, mas será totalmente possível deixar as amarras do medo do que pensam a seu respeito. Pois se você continuar acreditando no que pensam a seu respeito, sua vida continuará para sempre paralisada diante do medo, você não conseguirá ter movimentos que deseja em sua vida, sempre pensará que “a grama do vizinho é mais verde”, quando na realidade não está tendo coragem para cuidar da sua, pense nisso. Há uma escolha a se fazer, continuar sentindo esse desconforto a vida inteira ou enfrentar esse medo, passar pelo processo de aprendizado para que você consiga superar isso e se conhecer de verdade para que assim tenha voos altos. E lembre-se, você não precisa estar sozinho nessa, clique no botão abaixo e fale comigo, vou te dizer como você pode lidar com o que os outros pensam a seu respeito.




 
 
bottom of page